Quem Somos
Eu poderia dizer que meu nome é Gilvanete da Silva Apolinário, que sou brasileira, casada e do Rio de Janeiro. Poderia falar da minha formação no curso Enyarte, entre 2000 e 2001, com a mestre comendadora e artista plástica Eny Varella e outros detalhes técnicos importantes. Mas a minha história se mistura com a história da importância da arte em minha vida. Hoje sou a artista plástica Gilvanete e o meu trabalho diz muito sobre mim e sobre o meu jeito de ver o mundo. Fiz inúmeras exposições coletivas e individuais e ganhei muitos prêmios em salões de artes plásticas. Hoje quero dividir um pouco dessas duas histórias, que são uma só, com você.
Comecei pintando com tinta a óleo e, hoje em dia, pinto também com tinta acrílica. Sou muito apaixonada pelas minhas obras de arte, principalmente pelos meus abstratos. A inspiração vem da Força Divina Suprema e os resultados refletem muitas emoções maravilhosas, muitas cores que me fazem feliz e muita energia especial.
A cada tela pronta, uma vibração mais forte que a outra. Como se em cada abstrato eu pudesse ver o brilho e a força das estrelas. É de arrepiar!
Fiquei um bom tempo sem pintar, porque acredito muito na inspiração honesta e verdadeira. Sem ela não seria eu. Graças a Deus, aos poucos tenho voltado ao que mais me faz feliz: minha arte. Sinto que ressurgi das cinzas e, mais uma vez, a arte ilumina o meu caminho. Se eu precisasse me definir, pegaria emprestadas as palavras do meu querido Zeca Pagodinho: “Confesso que sou de origem pobre, mas meu coração é nobre”. E com fé, sigo trabalhando e produzindo o meu melhor.
Em agradecimento a todos que fazem parte da minha vida e àqueles que estão nas estrelas, a minha gratidão por tudo de especial que já vivi e que tenho vivido. Se uma obra minha chegar ao seu lar, desejo que ela possa levar todo o amor que nela coloquei. Sem amor, não existe arte verdadeira.
E também uma homenagem especial para meu amor, Naelson. Depois de Deus ele foi e ainda é a pessoa mais importante para que tudo isso pudesse acontecer na minha vida. Te amo meu amor. ♥ Naelson conheceu três pessoas que fizeram toda a diferença na minha trajetória, Eny Varella, Rosi Saluzi e Eduardo Amorim e seus pupílos Roberto, Manoel, Shaila e Lucas. Rosi minha eterna gratidão, pessoa linda que faz a diferença neste planeta. Amo vocês.
Gilvanete na imprensa
Minha trajetória
Exposições de Gilvanete Apolinário na Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGA) no Rio de Janeiro, entre 2000 e 2007.
|
Na comemoração do cinquentenario da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro (BGA - RJ), a artista plástica Gilvanete esteve presente expondo suas belas obras de arte, e presenteou a entidade com o quadro que foi incorporado ao patrimônio histórico da BGA. Dentre tantos artistas plásticos renomados que já se fizeram presentes em nossa entidade, Gilvanete Apolinário é a única que participa de todos os grandes eventos da BGA expondo suas belas obras de arte. Foto com José de Souza e Silva (Presidente da BGA - RJ). 2005. |
Gilvanete Apolinário no Salão de Artes Plásticas do Ministério da Defesa, Rio de Janeiro. Exército Brasileiro. 2003.
Gilvanete no consulado do Japão, onde expôs a obra Ortências e também recebeu um de seus diversos diplomas.
Gilvanete no salão de artes plásticas do Clube Ginástico Português expondo duas obras.
Gilvanete no Salão de Artes Plásticas Casa dos Açores. Em memória ao seu pai.
Gilvanete no Salão de Artes Plásticas Casa do Minho, no Rio de Janeiro, com seu diploma que recebeu por obras expostas.
Gilvanete recebendo um de seus diversos diplomas no Salão de Artes Plásticas na Câmara Municipal de Nilópolis. RJ.
Gilvanete apresentando suas obras em diversos salões de artes plásticas e em recebimentos de diplomas.